quarta-feira, 18 de agosto de 2010


Editorial



Sobreviver às crises

Durante o mês de abril, tivemos acesso a um texto que, questionava a capacidade que algumas pessoas tem de enfrentar crises, superar situações traumáticas, diante das quais a maioria dos indivíduos não consegue resistir, a chamada resiliência.

O texto, o qual nos referimos é de Juan Carlos Tedesco, diretor da sede regional do Instituto Internacional de Planejamento da Educação de Buenos Aires, veiculado na revista Nova Escola. Segundo Tedesco, estudos realizados sobre resiliência indicaram que as pessoas que conseguem superar situações de crise ou traumáticas apresentam pelo menos três características principais.

A primeira, no momento da crise, o resiliente já pensa no que fará ao sair dela. A presença de uma idéia de futuro, segundo Tedesco, torna mais suportável a dor e se converte numa parte fundamental do processo de superação da crise.

A segunda conclusão é que o resiliente é capaz de formular uma explicação sobre o que aconteceu, dando coerência aos acontecimentos através da articulação do conjunto de situações, imagens, sentimentos e representações, facilitando uma seqüência lógica dos acontecimentos, favorecendo a resolução do problema.

Em terceiro lugar, os resilientes possuem vínculos especiais com uma ou várias pessoas, que lhes permitem fortalecer sua autonomia a sua confiança nas possibilidades de superar situações de crise. O autor reforça que, a confiança e apoio oferecidos por essas pessoas não significam evitar esforços, mas fortalecer a capacidade de realizá-los.

O que mais nos chamou atenção nesta pesquisa é a semelhança, quando analisamos os resultados e os comparamos com o Método Kumon. Desde o primeiro momento em que o aluno adentra a nossa Unidade, o planejamento de metas para curto, médio e longo prazo, se iguala à capacidade de prever e analisar fatos descritos por Tedesco como “ter um projeto de vida, conhecer-se a si mesmos, seus pontos fortes e fracos, articular um conjunto de explicações sobre acontecimentos”.

A idéia de futuro, citada na pesquisa, assemelha-se ao Kumon no momento em que o aluno é desafiado a encontrar por si mesmo, a solução para seu trabalho através do estudo autodidata, ou seja, através de suas próprias construções, formulando suas próprias hipóteses, chegando desta forma à solução do problema.

Quanto ao vínculo com pessoas (pais, professores, amigos), reforça um dos pilares do Kumon, que é a família no trabalho de acompanhamento do aluno.

Para o Kumon o trabalho será realizado com maior sucesso, quando existir o envolvimento da família, elogiando, participando das vitórias, incentivando nos momentos de dificuldades, ou seja, um porto seguro, onde a criança poderá ancorar em momentos de tempestade, e regozijar-se na alegria.

Quanto à necessidade de não evitar os esforços, mas, fortalecer a capacidade de realização, nos remete ao incentivo para que o aluno faça por si as atividades, apenas com a supervisão dos pais (não dando as respostas ou fazendo por eles), mas desafiando-os às descobertas, e desta forma, demonstrando aos filhos a confiança neles, e, no seu potencial para aprender.

E assim, além do nosso objetivo maior ”descobrir o potencial de cada indivíduo, desenvolvendo-lhes as habilidades ao máximo limite, formando assim pessoas responsáveis e mentalmente sãs, que contribuam para a comunidade global”, percebemos que estamos preparando pessoas mais aptas para enfrentar e superar crises de uma forma mais tranqüila e saudável, fato esse, primordial na sociedade em que vivemos.

Martha Bauermann
O Kumon está com uma novidade para os alunos que querem fazer também o curso de Inglês.



Agende uma entrevista com a orientadora, e inicie logo o Kumon Inglês...
Aniversariantes de agosto




18-Guilherme Stachelski

25- Janete Eggers

27- Victor Hugo Camilo



Parabénssssss!!!!!!
Aumento anual da mensalidade


Como já é do conhecimento dos senhores pais e responsáveis, em outubro incide o reajuste de nossa mensalidade, para tanto, é utilizado o valor do IPCA acumulado de Julho de 2009/junho 2010, 5,12%.

Portanto, os valores a partir de outubro serão os seguintes:

R$105,00..................................mensalidades

R$ 65,00..................................matrícula

Lembramos, que efetuando o pagamento até o dia 05 de cada mês, há desconto.
ALÔÔÔÔ!!!




Você ainda não está participando da Gincana? Está esperando o quê?

Agende os próximos encontros, e venha divertir-se com seus colegas...

As datas são as seguintes:


06 de outubro

10 de novembro

1º de dezembro



Acontece sempre, na nossa unidade, às 18h30, com duração de uma hora e meia cada encontro.

Estamos preparando dinâmicas e brincadeiras bem divertidas.

A equipe vencedora terá como prêmio um rodízio na pizzaria.

Venha somar-se às equipes Matemágicos e Os Manos e as Minas do Kumon, e ajudá-los a conquistar a gincana de agosto.

Participe.
Alunos que alcançaram a meta de julho

Inglês


Ana Cecília



Português

Lucas dos Santos

João Victor Bertazzo

Jair Eggers

Maressa da Silva

Mirta Brixner



Parabéns, vocês estão no caminho certo para meta anual!
Alunos que alcançaram a meta de Julho


Matemática

Giulia Louro

Gabriel Herrman

Lincon Danelli

Cássia Zanatta

Caio Rieger

Matheus Rieger

Juliana da Silva

Guilherme Saito

Gabriel Peters

Kaiane Livi

Emanuelle Vorpagel

Gabriel Herpich

Larissa Gerhardt

Victor Bortolanza

Renato Braatz

Júlia Bolzan

Vanaira Kolling

Isabela Coelho

Ramon Martins

Mariana Costa

Matheus Sabka

Thaís Moraes
Alunos classificados para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática:



Nível 1                                                  Nível 2


Beatriz M. Klosowski                           Laísa Vier


Murilo Sabka                                        Victor Bortolanza


Marlon Pelá


Gabriel Esser


Mariana Costa

Parabéns pelo excelente desempenho!!!
O que é o Kumon de Inglês?



Diferenciais


Material Didático (incluindo CD e Manual de CD)


Os materiais são exclusivamente desenvolvidos pelo Kumon Institute of Education, que tem mais de 40 anos de experiência na elaboração de material didático.


Os alunos recebem material de áudio para o exercício diário da compreensão auditiva e para a aquisição de uma boa pronúncia.






Aprendizado Natural


Através destes materiais (CD, manual de CD e blocos de material didático), os alunos aprendem inglês naturalmente, da mesma forma como aprenderam o português.






Inglês Padrão


Estudar no Kumon é aprender o inglês padrão (Standard English) através de situações do dia-a-dia, apresentadas em nosso material didático, no CD e no manual do CD.






Ensino Dinâmico


O ensino dinâmico proporcionado pelo Método Kumon é realizado por orientadores que conduzem criteriosamente o aprendizado de nossos alunos, checando o entendimento das lições, traçando metas e lhes dando feedback. O comprometimento gerado através do ensino individualizado é certeza de sucesso no aprendizado do inglês.






Ensino Individualizado


No Kumon, cada aluno é orientado de forma individualizada. Isto faz toda a diferença porque o avanço em seu estudo depende única e exclusivamente dele. Ou seja, cada um se desenvolve segundo seu próprio ritmo.






Tradição


O Kumon é uma multinacional de ensino que vem atuando desde 1956. só com o inglês, são mais de 24 anos, garantindo qualidade e segurança no trabalho com os alunos. Muitos alunos brasileiros, japoneses, americanos e de outros países já se desenvolveram através do Kumon de inglês.






Contato Diário com o Idioma


O aspecto fundamental do Método Kumon é desenvolver, através do estudo diário, as quatro habilidades comunicativas – audição, pronúncia, leitura e escrita – propiciando aos alunos o domínio do idioma.
Aluno Destaque de Agosto



Vitor Costa Parreira       

 Data de nascimento: 18/04/1997

Data da matrícula: 01.03.2002

Estágio inicial: 7 A

Estágio atual: L Máximo e Mínimo Relativo





Depoimento dos pais



É com muito orgulho que hoje vemos nosso querido filho Vitor trabalhando conteúdos de nível universitário no Kumon, cursando a 7ª série escolar. Essa trajetória de sucesso demandou muito esforço e dedicação da parte dele, mas também de toda a família e colaboradores do Kumon. É necessário apoio constante, estímulo, persistência, cobrança e o objetivo sólido em cumprir cada etapa. Não é uma tarefa fácil mostrar a importância desse esforço para o futuro dele, ainda mais nos dias de hoje, com tantas distrações eletrônicas e atividades chamativas. Entretanto nunca desistiremos de proporcionar as melhores oportunidades para que ele seja um profissional de sucesso, realizado e que esse esforço será recompensado.

A disciplina das tarefas diárias do Kumon se refletiu num desempenho escolar e responsabilidade ímpares.

Parabéns, meu filho! Você é e sempre será nosso sucesso.

Seus pais, Darlan e Cristina.



Depoimento da orientadora



A maior felicidade de uma orientadora é ver seus alunos obtendo sucesso. Como seus pais falaram, Vitor é um aluno que desenvolveu disciplina nos estudos a partir do Kumon. Seu desempenho escolar supera todas as expectativas. Ressaltamos que o conteúdo trabalhado por ele quando comparado ao programa escolar do ensino regular, situa-se em nível universitário, ou seja, está cinco estágios adiantado em relação à sua série escolar.

Quando comentamos com os pais de nossos alunos sobre o objetivo do Kumon de desenvolver o autodidatismo, é por esse motivo. Não queremos apenas que o aluno melhore suas notas, mas seja capaz de escolher o seu futuro, de acordo com seus desejos.

Não poderíamos deixar de mencionar o trabalho da família sempre acompanhando, incentivando e mostrando a importância dos estudos para construção de um futuro de sucesso.

Histórias de sucesso estarão presentes sempre no currículo do Vitor, pois ele está conquistando dia-a-dia patamares mais altos de disciplina, conhecimento, e autodidatismo.

Parabéns Vitor!!!

Parabéns Darlan e Cristina!!!



Orientadora Martha Bauermann