Filosofia do Método Kumon

Filosofia do Método Kumon

Orientação individualizada de acordo com a capacidade, por meio do Tempo Padrão de Resolução - Yamabiko nº 82, de 1983.

O método de orientação por meio do Tempo Padrão de Resolução assegura o desenvolvimento da capacidade da criança. No método Kumon, podemos afirmar que o nível de avanço no material didático mostra a capacidade da criança.  O nível de capacidade da criança é medido pelo material didático que ela consegue realizar dentro do tempo de resolução, independentemente das suas notas escolares ou idade. No entanto, entre os alunos que estão no mesmo estágio do material didático, há uma diferença essencial de sensibilidade, o que permite que uma criança tenha facilidade para avançar, e a outra, nem tanto. Portanto, no método Kumon é determinada a faixa de tempo de resolução: crianças com capacidade elevada têm um tempo mais longo(aproximando-se de Y minutos) e crianças com menor capacidade têm um tempo de resolução mais curto, para que possam avançar com maior facilidade (aproximando-se de X minutos) e compensar as diferenças de capacidade  com habilidade de execução de tarefas. Desta forma, mesmo as crianças ainda com menor capacidade poderão avançar além da série escolar. E à medida que avançam 2 ou 3 séries, gradativamente terão sensibilidade melhorada, passando a ser uma criança com capacidade de fato elevada. Esta é a  "orientação para fazer de um aluno comum, um aluno brilhante".