Comemoração - 50 anos do Método Kumon

                    

Comentários e impressões sobre os eventos comemorativos do Cinquentenário do Kumon- Japão





Kumon 50th Anniversary Celebration ( evento dia 07/12- domingo- manhã)



Os primeiros passos em direção ao Tokyo Dome, foram revestidos de expectativas.

Ao chegar, nos deparamos com a grandiosidade do local, a beleza sem palavras, de uma arquitetura que nos encantou.
Mas, emoção mesmo, nos tomou conta, ao adentramos ao estádio, e percebermos o espetáculo que estava prestes a acontecer: a miscigenação de etnias, formando um colorido magnífico de faces, trajes e idiomas, a organização primorosa, a alegria que contagiava a todos...

De repente, um som fez vibrar o coração, e, preencheu cada espaço do estádio, era o início de uma cerimônia, que sem dúvidas, ficaria gravada, para o resto de nossas vidas, em nossa memória.

Era apenas o começo, pois os depoimentos que se sucederam, reafirmavam em cada palavra, o sonho que nasceu da preocupação de um pai por seu filho, e o amor que dedicou durante uma vida inteira à educação. Percebemos a contribuição do Kumon, para a realização do sonho de várias pessoas, nas mais diferentes histórias. Momentos únicos, que jamais serão comparados a nada que possamos viver.

Participar desta comemoração, fez renascer a esperança, em relação às pessoas, como seres protagonistas de sua história, e perceber que nós somos responsáveis em auxiliá-los, pois temos nas mãos as ferramentas para tornar todos os seus sonhos possíveis.

Como não poderia deixar de ser, o final foi de arrepiar, todos entoando o hino do Kumon, sem palavras...

Retornamos com o sentimento, de que este foi o marco para a nova etapa, de retorno às raízes do Método Kumon, onde assumimos o compromisso que o mais importante é a criança, e as devemos observar e aprender com elas.


















Kumon Global Fórum ( evento dia 07/12- domingo- tarde)

Somos seres únicos, e desta forma com sentimentos, ações, percepções únicas...

O fórum nos fez perceber que apesar desta unicidade humana, havia algo que nos igualava naquele momento: o método Kumon.

Percebemos que em todos os lugares onde ele se faz presente, é o mesmo, independente da cultura onde está inserido, fornece possibilidades para que as pessoas possam buscar o seu aperfeiçoamento, e desta forma lutar por seu ideal.

Um momento de rara confraternização, onde foi possível trocar experiências, enriquecendo desta forma nossa orientação e principalmente a confiança em nosso trabalho.

Como sugestão, seria bem interessante, se pudéssemos reviver em nosso encontro (sul-americano), algo semelhante.

Agradeço a oportunidade do desafio (expressão em outro idioma) e crescimento, possível neste congraçamento. E a possibilidade de conhecer pessoas tão especiais e comprometidas com o seu ideal.





Kumon Global Forum Party ( jantar de confraternização 07/12)



Falar de festa é muito fácil...

Estava realmente deliciosa, a oportunidade de nos encontrarmos, pois até então, estávamos divididos em grupos, e o nosso contato era restrito, foi excelente.

A troca de idéias, num local mais despojado permitiu conhecermos um pouco mais nossos companheiros de viagem, e apesar do momento festivo, acabamos trocando experiências de trabalho (não tem como evitar).

Depois de um dia bastante ocupado e emocionante, a festa, fechou com chave de ouro...






Optional tours ( visita Memorial Toru Kumon, visita unidade Tokyo, passeios Kyoto e Tokyo)



Para entender um povo é necessário mergulhar na sua história...

A cultura japonesa difere de forma acentuada da nossa. Alguns aspectos nos pareciam estranhos, e, até certo ponto antiquados.


Mas, ao realizar as visitas, foi possível adentrar num mundo completamente fascinante, desde sua arquitetura, história, a delicadeza das estruturas, dos jardins, o respeito ao sagrado, a hierarquia existente, nos transportou para outra realidade: o templo Kiymizu-dera com a vista para Kyoto, com seus caminhos atapetados pelas folhas de final de outono; Kinanku-ji- o Pavilhão Dourado harmonia entre arquitetura e natureza, belíssima paisagem; e o Castelo de Ninjo, símbolo de poder e riqueza, mas que nos encantou pela delicadeza dos pisos rouxinol “pura magia”. Força e poder associados à beleza e sensibilidade. Parecia que estávamos vivendo um sonho, ou ainda, transportados para outro tempo...




No entanto, o momento, sem dúvida, de maior emoção, foi a visita ao memorial. Sentir a energia presente, verificar cada detalhe, e imaginar que naquele local viveu o educador responsável, pelo aprimoramento de tantas pessoas ao redor do mundo, (através da criação de um método cuja principal força motriz, era o seu amor pelo filho). Ter acesso as primeiras atividades realizadas, verificar a evolução do material ao longo dos anos, e o cuidado com que cada mudança ocorreu. Foi impressionante...

A lembrança desta visita estará presente para sempre, e principalmente fará uma grande diferença na postura de trabalho que teremos daqui para frente.

A responsabilidade de levar adiante o “sonho de um pai”, pois é está idéia que percebemos, quando imergimos na história do Professor Kumon, nos traz a grandeza de nossa missão como orientadores.







Any other comments or opinions



Além dos fatos acima citados, duas ocasiões nos deram imenso prazer.

As palestras do dia 06/12, a qual gostaríamos de destacar, a do orientador da Coréia do Sul (nos desculpem, não conseguimos anotar o seu nome), cuja pesquisa nos interessou de forma acentuada. Se possível gostaríamos da tradução da palestra.

Além do conteúdo, a forma como foram realizadas, foi muito interessante, pois foram breves e objetivas.

Nossa sugestão para que no Encontro Sul-americano, se adote este tipo de dinâmica, pois conseguiremos obter um número maior de informações, através de vários orientadores, e com um nível de aproveitamento bem maior, além do mais, não se tornam explanações cansativas.

Outro momento de rara integração, quando fomos recebidos pela orientadora Teruko Kanemitsu, sua amabilidade, respeito e delicadeza conosco, nos faz ficar sem palavras para agradecer. O intercâmbio de informações nos foi de grande valia, e através destas experiências, solidificamos algumas idéias que estávamos inseguras de colocar em prática. Fomos agraciadas com um lanche, oferecido por algumas mães, num local, tão maravilhoso, que, pela primeira vez, (apesar de todas as emoções a qual fomos expostas), lágrimas encheram nossos olhos...Nestes momentos percebemos a grandeza das pessoas envolvidas com o nosso método...



Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer a comissão organizadora, que tão primorosamente nos tratou, desde os primeiros contatos, até o retorno aos nossos lares. Tudo estava perfeito, super-organizado, lindo... Parabéns, com louvor...

Também um agradecimento especial aos líderes de nossa equipe: Sr. Hissashi, Sr. Sérgio e Sr Julio, que, em todos os momentos estavam presentes. Nos sentimos seguras e bem orientadas em todas as situações.

Ao Kumon Instituto de Educação só agradecer é pouco, pela imensa contribuição que recebemos, não só para nossa vida profissional, como orientadores, mas como indivíduos, que puderam crescer e amadurecer com uma experiência tão valiosa, emocionante e única.

De coração, obrigada...