Dificuldades de Aprendizagem - Saiba mais...

Dislexia


Dislexia é uma dificuldade duradoura na aquisição da leitura. Para se constatar uma dislexia, é preciso descartar algumas outras situações que não devem ser confundidas:

- a criança não deve ter bloqueios emocionais que a impeçam de aprender;

- não deve ser nova demais para a alfabetização, isto é, exclui-se a maturidade;

- deve ter tido pelo menos dois anos de escolaridade, com uma didática adequada. Isto significa que apenas aos 8-9 anos podemos afirmar que a criança é disléxica.

O quadro de dislexia pode variar desde uma incapacidade quase total em aprender a ler, até uma leitura quase normal, mas silabada, sem automatização. Surge em 7 a 10% das populações infantis, independentes de classe socioeconômica, pois se exclui a didática deficiente.

O quadro básico é de uma criança que apresenta dificuldade para identificação dos símbolos gráficos ou decodificação da informação sonora. O distúrbio se encontra ao nível das funções de percepção, memória e análise visual ou auditiva.

A suspeita diagnóstica pode ser precoce no período de educação infantil: atraso no desenvolvimento da fala e linguagem, atraso no grafismo (desenhos), dificuldade na identificação de figuras geométricas, cores e letras e desatenção.

A partir da idade escolar podemos observar dificuldade para ler e escrever: não automatiza a leitura que é lenta e silabada (trocas e omissões), lê palavra por palavra e ao encontrar palavra estranha, não lê a linha, lê várias vezes e dificuldade para ler alto. Na escrita apresenta trocas, sentenças sem significado, falta de pontuação, artigos, preposição, concordância nominal e verbal. Dificuldade no significado.

Outros sintomas são encontrados:

• Dificuldade de aprender regras, gramática e álgebra;

• Dificuldade de ouvir e escrever ao mesmo tempo;

• Dificuldade na soletração;

• Dificuldade na separação de sílabas;

• Parece “brilhante”, mas não lê e não escreve;

• É “inteligente”, porém apresenta “notas baixas”;

• Tem baixa auto-estima;

• Se frustra facilmente: não gosta de ler e não gosta da escola;

• Talentoso em arte, música, desenho, comércio, mecânica;

• Parece sonhar desperto e se perde no tempo;

• Aprende melhor com as mãos;

• Quando lê se queixa de dor de cabeça, tontura e dor de estômago;

• Difícil passar o pensamento para a escrita;

• Pode ser ambidestro, confunde direita/esquerda;

• Pensa com imagens e sentimentos não com sons ou palavras;

• Os erros ou sintomas pioram quando pressionado ou estressado;

• Dificuldade em se organizar no tempo, hora e direção;

• Dificuldade em memorizar números e mensagens.

Queremos chamar atenção para o fato que, não é apenas em uma conversa ou consulta, que será possível afirmar que uma criança é ou não disléxica, mas através de uma investigação criteriosa, realizada por vários profissionais: fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo e em alguns casos neurologista. Procure sempre estes profissionais quando aparecer alguma dúvida.



Texto retirado da apostila: Aspectos Gerais das Dificuldades de Aprendizagem –

Dr. Sergio Antoniuk - Neurologista Infantil.




TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE



O TDAH é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância, estima-se que 4 a 6% da população em idade escolar pode ter TDAH, e, aproximadamente dos 2% adultos também.



Principais sintomas do TDAH

Desatenção:

• Dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e profissionais;

• Dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;

• Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;

• Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;

• Dificuldade em organizar tarefas e atividades;

• Evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;

• Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;

• Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;

• Apresentar esquecimentos em atividades diárias;



Hiperatividade

• Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;

• Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;

• Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;

• Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;

• Estar frequentemente “a mil” ou muitas vezes agir como se estivesse “a todo vapor”;

• Falar em demasia.



Impulsividade

• Frequentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;

• Apresentar constante dificuldade em esperar sua vez;

• Frequentemente interromper ou se meter em assuntos de outros.



Diagnóstico

• Pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade devem estar presentes;

• É importante considerar a duração dos sintomas e a frequência e intensidade dos mesmos;

• Considerar o grau de prejuízo dos sintomas;

• A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança, a escola e profissionais especializados.



Principais consequências do TDAH

• Baixo rendimento escolar;

• Dificuldade de relacionamento;

• Baixa auto-estima;

• Interferência no desenvolvimento educacional e social;

• Predisposição a distúrbios psiquiátricos.

Fonte: Diagnósticos neuropsiquiátricos merecem toda a sua atenção. Livreto TDAH para pacientes Novartis Biociências S. A.