Dislexia
Dislexia é uma dificuldade duradoura na aquisição da leitura. Para se constatar uma dislexia, é preciso descartar algumas outras situações que não devem ser confundidas:
- a criança não deve ter bloqueios emocionais que a impeçam de aprender;
- não deve ser nova demais para a alfabetização, isto é, exclui-se a maturidade;
- deve ter tido pelo menos dois anos de escolaridade, com uma didática adequada. Isto significa que apenas aos 8-9 anos podemos afirmar que a criança é disléxica.
O quadro de dislexia pode variar desde uma incapacidade quase total em aprender a ler, até uma leitura quase normal, mas silabada, sem automatização. Surge em 7 a 10% das populações infantis, independentes de classe socioeconômica, pois se exclui a didática deficiente.
O quadro básico é de uma criança que apresenta dificuldade para identificação dos símbolos gráficos ou decodificação da informação sonora. O distúrbio se encontra ao nível das funções de percepção, memória e análise visual ou auditiva.
A suspeita diagnóstica pode ser precoce no período de educação infantil: atraso no desenvolvimento da fala e linguagem, atraso no grafismo (desenhos), dificuldade na identificação de figuras geométricas, cores e letras e desatenção.
A partir da idade escolar podemos observar dificuldade para ler e escrever: não automatiza a leitura que é lenta e silabada (trocas e omissões), lê palavra por palavra e ao encontrar palavra estranha, não lê a linha, lê várias vezes e dificuldade para ler alto. Na escrita apresenta trocas, sentenças sem significado, falta de pontuação, artigos, preposição, concordância nominal e verbal. Dificuldade no significado.
Outros sintomas são encontrados:
• Dificuldade de aprender regras, gramática e álgebra;
• Dificuldade de ouvir e escrever ao mesmo tempo;
• Dificuldade na soletração;
• Dificuldade na separação de sílabas;
• Parece “brilhante”, mas não lê e não escreve;
• É “inteligente”, porém apresenta “notas baixas”;
• Tem baixa auto-estima;
• Se frustra facilmente: não gosta de ler e não gosta da escola;
• Talentoso em arte, música, desenho, comércio, mecânica;
• Parece sonhar desperto e se perde no tempo;
• Aprende melhor com as mãos;
• Quando lê se queixa de dor de cabeça, tontura e dor de estômago;
• Difícil passar o pensamento para a escrita;
• Pode ser ambidestro, confunde direita/esquerda;
• Pensa com imagens e sentimentos não com sons ou palavras;
• Os erros ou sintomas pioram quando pressionado ou estressado;
• Dificuldade em se organizar no tempo, hora e direção;
• Dificuldade em memorizar números e mensagens.
Queremos chamar atenção para o fato que, não é apenas em uma conversa ou consulta, que será possível afirmar que uma criança é ou não disléxica, mas através de uma investigação criteriosa, realizada por vários profissionais: fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo e em alguns casos neurologista. Procure sempre estes profissionais quando aparecer alguma dúvida.
Texto retirado da apostila: Aspectos Gerais das Dificuldades de Aprendizagem –
Dr. Sergio Antoniuk - Neurologista Infantil.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
O TDAH é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância, estima-se que 4 a 6% da população em idade escolar pode ter TDAH, e, aproximadamente dos 2% adultos também.
Principais sintomas do TDAH
Desatenção:
• Dificuldade de prestar atenção a detalhes ou errar por descuido em atividades escolares e profissionais;
• Dificuldades em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
• Parecer não escutar quando lhe dirigem a palavra;
• Não seguir instruções e não terminar tarefas escolares, domésticas ou deveres profissionais;
• Dificuldade em organizar tarefas e atividades;
• Evitar, ou relutar, em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante;
• Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades;
• Ser facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
• Apresentar esquecimentos em atividades diárias;
Hiperatividade
• Agitar as mãos, os pés ou se mexer na cadeira;
• Abandonar a cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
• Correr ou escalar em demasia em situações nas quais isto é inapropriado;
• Dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer;
• Estar frequentemente “a mil” ou muitas vezes agir como se estivesse “a todo vapor”;
• Falar em demasia.
Impulsividade
• Frequentemente dar respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas;
• Apresentar constante dificuldade em esperar sua vez;
• Frequentemente interromper ou se meter em assuntos de outros.
Diagnóstico
• Pelo menos seis dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade devem estar presentes;
• É importante considerar a duração dos sintomas e a frequência e intensidade dos mesmos;
• Considerar o grau de prejuízo dos sintomas;
• A avaliação diagnóstica deve envolver os pais, a criança, a escola e profissionais especializados.
Principais consequências do TDAH
• Baixo rendimento escolar;
• Dificuldade de relacionamento;
• Baixa auto-estima;
• Interferência no desenvolvimento educacional e social;
• Predisposição a distúrbios psiquiátricos.
Fonte: Diagnósticos neuropsiquiátricos merecem toda a sua atenção. Livreto TDAH para pacientes Novartis Biociências S. A.