Editorial
15 anos de Kumon
Das lembranças que tenho da infância, grande parte passam pelas carteiras escolares, seja como aluna ou professora. Sim professora, pois desde muito pequena reunia minhas colegas para “dar aula”, e, já sabia exatamente o que desejava para meu futuro.
Após a conclusão do magistério, lecionei em escola do ensino regular (particular), séries iniciais. Mas muito me afligia perceber que alguns alunos não conseguiam o rendimento ideal, e outros permaneciam “estagnados”, dependendo da turma para avançar. Não havia meios para conciliar esta situação...Os dois lados perdiam...
Em uma viagem de passeio, em 1995, tive o meu primeiro contato com o Método Kumon, e na mesma semana, participei de uma palestra de apresentação do Método. Não tive dúvidas, o Kumon era exatamente o que meus alunos necessitavam. Um método centrado no aluno, que respeita seu ritmo, suas necessidades e principalmente amplia seus horizontes fazendo-os acreditar no seu potencial. Dentro do Kumon passei a ter outras perspectivas em relação à educação, percebia o aluno de outra forma, respeitando a sua individualidade e a sua maneira de aprender.
Acredito que o Kumon modifica tanto a vida de seus alunos quanto das orientadoras, pois a minha evolução profissional e pessoal, após entrar para o Kumon foi muito significativa. Procuro me atualizar, participando de reuniões, encontros, através dos informativos que nos são enviados. Conclui duas pós-graduações (pedagogia empresarial, psicopedagogia) e estou iniciando a terceira neuropsicologia. Tenho como meta a melhoria constante de minha unidade, e principalmente uma atenção especial ao que meu aluno necessita seus desejos e resultados. No Kumon aprendi a trabalhar com sonhos, metas e planejar para realizar. Desde a abertura de minha unidade, meu sonho era ter uma sede própria, fato que se realizou quando completei 10 anos. A nossa sede é a concretização de um sonho, que foi desejado, planejado e conquistado, através de muito trabalho e dedicação de toda equipe envolvida nesta meta.
Como mencionei inicialmente, desde cedo já tinha minha profissão bem definida: professora. O que eu não sabia é que, pertenceria a um grupo tão valioso, que utiliza a educação, como meio para construção de um mundo melhor. Sou hoje, não só professora, mas, orientadora do método Kumon, fato que muito me orgulha, pois sinto que faço parte de um grande sonho, que se realiza na formação de cada pessoa, que passa por nossas unidades, sonho esse que se tornou possível através do amor de um pai por seu filho. Amor que transmitimos no nosso dia-a-dia para nossos alunos, e que esperamos estar semeando para um mundo melhor.
Martha Bauermann
Orientadora do Método Kumon
Nenhum comentário:
Postar um comentário