segunda-feira, 7 de junho de 2010

FIQUE “POR DENTRO”
Dúvidas Mais frequentes

1- Quando meu filho (a) sente dificuldade nas atividades de casa, devo auxiliá-lo?
O Kumon é um Método que visa desenvolver o autodidatismo, ou seja, preparar o aluno para que aprenda por si mesmo. Dentro desta linha de raciocínio, as atividades são elaboradas com grau de dificuldade crescente e principalmente com um material auto-instrutivo. As tarefas que são preparadas para casa, algumas vezes poderão ser conteúdos que o aluno ainda não fez em aula, mas as explicações constam no material.
Em nossa Unidade, não “ensinamos” para o aluno, mas o ajudamos a encontrar o caminho através de questionamentos, até que consiga encontrar a solução. Se os pais em casa explicarem, estarão criando uma atitude que não condiz com a nossa maneira de trabalhar. E ainda há alguns pais corrigem o material, imaginando ajudar o seu filho, mas pelo contrário esta atitude irá prejudicá-lo, pois nos baseamos em suas notas e tempo para avançar o conteúdo, e ao final da atividade teremos uma falsa idéia de como o aluno está fixando o conteúdo, passando para conteúdos novos que ainda não domina, e desta forma sacrificando o seu aprendizado. Então voltando a questão levantada, os pais não devem ajudar a resolver as tarefas, os conteúdos que os alunos levam para casa, em sua grande maioria são de seu domínio, observe se a reclamação de não saber resolver, procede, e se não é apenas uma desculpa para não fazer a atividade, se ainda assim o aluno não conseguir, ligue-nos para que possamos resolver o problema que estiver ocorrendo.

2- Meu filho (a) tem outras atividades após o Kumon, e algumas vezes ele se atrasa, por que isso ocorre? Os horários estão bem distribuídos? Há auxiliares suficientes?
Esta questão é bastante importante, até para reafirmar um pedido que sempre fazemos aos pais: caso seu filho (a) tenha outras atividades no mesmo dia do Kumon, por favor, peça para que ele preocupe-se em definir um horário para que não sobreponha atividades, ao mesmo tempo em que ele deverá observar durante a aula, o seu momento para sair, pois são inúmeros alunos, e, nem sempre é possível as auxiliares saberem os horários das atividades de todos. Por outro lado, na entrevista inicial, sempre falamos aos pais que o tempo de permanência no Kumon é de uma hora de atividade que incluem: resolver a atividade do dia, corrigir possíveis erros, passar para o boletim, fazer leitura bibliografia recomendada (para alunos de Língua Pátria), e verificar as metas e tarefas para casa (feedback). Caso o aluno necessite de mais alguns minutos para realizar a sua rotina de forma completa não o privamos desta oportunidade, pois o nosso principal objetivo é o sucesso do aluno, (mas não estaremos cobrando nenhum adicional pelo tempo que permaneceu a mais na unidade).
Quanto à questão da distribuição de horários, na maioria dos horários temos vagas, bem como auxiliares suficientes para mais 25% de alunos. O que às vezes ocorre, é que em finais de semana prolongado, ou retorno de férias os alunos acumulam um número maior de atividades para correção, o que acarreta um tempo maior também para correção, fazendo com que exceda o seu tempo no Kumon. Apesar desta elasticidade de horários e auxiliares pedimos, para que se houver necessidade de freqüentar o Kumon em um horário diferente (problema de saúde, por exemplo) seja comunicado com antecedência para que agendemos um horário disponível.

3- Encontrei algumas atividades em casa sem fazer, vocês perceberam que não retornou?
Percebemos sim, e cobramos para que retornem. Todos os blocos que saem da unidade são anotados no boletim do aluno, quando faz o feedback com a orientadora. No retorno ao Kumon, deverá apresentá-la resolvida, caso isso não ocorra, pedimos para que nos traga na próxima aula, e, no mesmo momento o aluno recebe a tarefa que não trouxe resolvida (os blocos são substituídos), para resolver então durante a aula, ou seja, quebra-se o ciclo, pois o aluno estará resolvendo atividades que deveriam já estar prontas, sendo que avançaria naquela aula, o que não acontecerá, perde o aluno pois atrasará o seu desenvolvimento e provavelmente não alcançará sua meta mensal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário