sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dica de leitura - Livro Pais de ouro, Filhos campeões de Kazuhito Yamamoto

Filhos: os futuros profissionais



Trabalhar é aplicar forças e mover as peças que compõe o complexo mundo...

É utilizar as faculdades humanas a fim de atingir objetivos profissionais e alcançar as metas pessoais. O trabalho, pois, não é um fim em si mesmo. O ser humano que a sua auto-realização por meio dos acúmulos de desempenhos bem-sucedidos em suas atividades.

Até um passado muito recente, o crescimento de um profissional era como a escalada rumo ao pico de um alto monte. Atualmente, a ascensão profissional é um verdadeiro conjunto de escaladas múltiplas numa cadeia de montanhas com inúmeros topos elevados, percorrendo diversas áreas de atividades.

Um profissional eficaz, que atinge o seu sonhado sucesso, apresenta qualidade e quantidade nos resultados que obtém, gasta o menor tempo possível na execução e minimiza os custos operacionais o quanto puder, eliminando todas as despesas desnecessárias.

Requisitos básicos

Que tipos de características o mercado de trabalho está exigindo dos atuais e dos futuros profissionais? Em que aspectos os indivíduos devem ser melhor educados para estarem aptos a atuar competitivamente e conquistar vitórias? Isto é, o que necessitam apresentar para que adquiram um diferencial competitivo?

Sem dúvidas quem quiser vencer na vida terá de quebrar seus paradigmas arcaicos, possuir uma mente aberta às novidades, deixar fluir a criatividade, buscar alternativas para superar limitações, selecionar prioridades em suas atividades, apreciar cada ação que realiza, saber adaptar-se rapidamente, ser um observador atentos às oportunidades, aprender e repetir experiências para atingir estágios próximos á perfeição.

Ter competência é ser produtivo, é ter capacidades, é acumular experiências, aliando os valores pessoais aos desejos na vida, acurando e esmerilando os talentos inatos e naturais para serem utilizados a qualquer instante, com empenho e vontade de realizar uma missão em prol da humanidade.

Rapidez

Fisicamente, ter rapidez é deslocar-se no espaço, numa certa unidade de tempo. Ser rápido, portanto, é ser capaz de realizar mais, num dado intervalo de tempo de trabalho.Naturalmente, para acompanhar a sucessão desenfreada de acontecimentos no mundo, exige-se que um profissional seja rápido. Mas rápido em que aspectos?

Resposta: na análise das informações, no planejamento das ações e na sua efetivação, pois quem perde tempo perde a competição.

Lidar com as informações, não só recebendo-as e analisando-as, mas também elaborando-as e transmitindo-as com rapidez é um requisito fundamental para um desempenho profissional competitivo.

Visão

Saber aonde quer chegar e estabelecer metas audaciosas. Enxergar oportunidades “invisíveis” onde as pessoas menos percebem no dia-a-dia. Observar ao redor, avaliar as pessoas e os acontecimentos, descobrir novos horizontes. Quem tem visão vê o próprio mundo como se fosse uma imensa instituição educacional: a escola da vida.

A visão deve ser do tipo global, com a maior amplitude possível, pois, quanto maior a velocidade com que evoluímos, a nossa visão deve ser mais profunda e de longo alcance. Caso contrário, corremos o risco de colidir com alguma barreira inesperada.

Outro detalhe relevante: a visão deve ser voltada para frente. As lições do passado ajudaram a construir o presente, mas é o presente que direcionará o futuro. E é lá que está o ponto que queremos chegar, pois caminhamos em sentido progressivo. Só se justifica estar focalizando o passado caso queiramos andar no sentido retrógrado, lamentando o que não se realizou.

E mais: estudiosos e pesquisadores de vanguarda apontam para uma nova tendência. A visão para o futuro deve romper seus laços com o passado e permitir que a imaginação construa um novo mundo. Além de enxergarmos o abstrato, devemos ter muita coragem para abandonar as velhas crenças e possuir uma mente totalmente aberta para sonhar com algo que nunca foi visto nem planejado. Viver será uma aventura fantástica.

Poder de execução

Quem sonha alto deve esforçar-se muito para conseguir concretizar o que deseja. Precisa desenvolver com determinação a capacidade de realização e o poder de execução das tarefas a que se propõe. É necessário persistir do início ao fim, haja ou não replanejamentos ou mudanças nas estratégias para realizar o grande sonho.

A propósito, as realizações acontecem em duas etapas. Primeiro, ocorrem no âmbito mental, no plano da imaginação. Sonhar, portanto, é o passo inicial para a construção de algo. Em seguida, vem a etapa concreta, na qual se executam os passos planejados. É a fase em que devemos estar bem acordados, lúcidos e tranqüilos, para não confundirmos as ações oníricas com as atividades reais.

Logo, a preguiça é coisa para ser banida, seja ela mental ou física. De ação em ação, os tijolos das torres das realizações, um a um, estarão sendo assentados, e, quando dermos conta de tudo que for construído, a sonhada hora da realização estará muito próxima de chegar.

Ações contínuas e perseveranças são componentes do poder de execução, que é o canal de manifestação dos potenciais humanos. Um profissional promissor é aquele capacitado a realizar, de dia ou de noite, pois em algum lugar do globo, a todo momento, o sol está para nascer.

Trecho retirado do livro Pais de ouro, Filhos campeões de Kazuhito Yamamoto

2 comentários: