domingo, 17 de abril de 2011

Fique "por dentro"





Na edição deste mês utilizaremos um texto escrito pela nutricionista Aiessa Balko, pois sentimos a necessidade de compartilhar estas informações, tão valiosas para o desenvolvimento saudável de nossas crianças e adolescentes.

Alimentação e Aprendizagem


Até o momento atentar a alimentação era se preocupar com os aspectos físicos como: obesidade, desnutrição, colesterol e outros, sem saber que a alimentação pode nos beneficiar em outros aspectos como: ansiedade, depressão, atenção e déficit de aprendizagem.


Como identificar desnutrição ou carências nutricionais na criança?


Através de um inquérito alimentar, conhecer os hábitos alimentares e associar com exames físicos (curva de crescimento, ganho de peso para a idade e exames de sangue: vitaminas, minerais).


Através de sinais de queda de rendimento escolar, diminuição na capacidade de concentração, assimilação, desenvolvimento intelectual (desempenho cognitivo), sintoma como fome.

Como tratar desnutrição ou carências nutricionais na criança?


- Criar hábitos alimentares saudáveis ao desenvolvimento do adolescente;


- Alternativas para o acréscimo de uma refeição diária antes do inicio das atividades escolares; Principalmente, tomar um bom café da manhã.


- Conscientizar os pais quanto ao cuidado com as refeições ingeridas pelos adolescentes. Comer bem não é comer muito, por isso é importante ter cuidado ao incentivar a criança e o adolescente para ingestão de mais alimentos, sob o pretexto de que estão em fase de crescimento


- Conhecer a composição dos alimentos e ditar critérios na oferta e consumo.


- Fazer acompanhamento médico para certificar o bom funcionamento do Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema digestivo. Atentar-se a reclamações de dor ou desconforto gástrico.


- Garantir e assegurar um bom aporte nutricional e calórico suficiente conforme as atividades do cotidiano de cada qual.


- Identificar, modificar hábitos alimentares inadequados e então traçar estratégias para solucionar carências nutricionais a fim de produzir melhora na aprendizagem.


- Identificar e minimizar desgastes gerados pelo exercício físico, estresse e particularidades dos dias modernos.

Um bom estado nutricional é fundamental para garantir:
produção da memória
equilíbrio de humor
concentração e conseqüente:
aprendizagem
É possível melhorar a capacidade de ensino através da alimentação?


Se atentar para a correta alimentação que nutre o sistema cerebral e dar condições para o desenvolvimento do cérebro e suas plenas capacidades, corrigir desvios de inteligência, prevení-los e aperfeiçoá-los”, desta forma é possível melhorar a qualidade de ensino adicionando nutrientes adequados ao desenvolvimento intelectual do indivíduo.


Quais são os principais alimentos envolvidos no funcionamento cerebral e por conseqüência, no processo de aprendizagem?


Preferir:


1 - ácidos graxos Omega 6 e Omega 3


2 - vitamina B6, vitamina B1 e vitamina B12.


3 - alimentos antioxidantes e de cor avermelhada,


4 - proteínas,


5 - Alimentos ricos em vitaminas e açúcares complexos (glicídios ou hidratos de carbono), como as leguminosas, pão, arroz, etc.


Aiessa Balko Smaniotto


Nutricionista


CRN8 4153



Nenhum comentário:

Postar um comentário