sexta-feira, 22 de abril de 2011

Profissionais do Futuro – Cont.



A especialização foi um caminho que nos permitiu, em tempos passados, a ascensão em uma carreira, numa área especifica.


O aperfeiçoamento de um especialista vinha em decorrência de aprofundamentos nos conhecimentos da sua área de atuação. Hoje, porém, o mercado de trabalho nos sinaliza com tendências à multiespecialização profissional. Isto é, os profissionais passam a utilizar suas habilidades polivalentes e multidisciplinares, individualmente ou em equipe. Significa, portanto, que diversas áreas de conhecimentos terão um palco em comum, onde irão atuar em conjunto. Por exemplo, falava-se de seres biônicos. Eram indícios iniciais de combinações de diferentes setores de atividades humanas. De agora em diante, as mais insólitas combinações serão anunciadas com bastante frequência.


Para que os jovens de hoje recebam uma boa preparação de base para se tornarem profissionais multiespecialistas, devemos trabalhar as suas múltiplas inteligências:


• lógico-matemática: raciocínio com números e símbolos, modos abstratos de pensamentos e habilidade em resolver problemas;


• verbal-linguística: comunicação lidando com o vigor das palavras;


• musical: habilidade com sons ritmados;


• corporal-sinestésica: comunicação com gestos e movimentos, expressões corporais e manuseios de objetos;


• visual-espacial: formas e objetos tridimensionais e orientação espacial;


• ecológica:consciência do espaço natural e do meio ambiente;


• emocional: habilidade para lidar com as emoções, comunicação e compreensão do que se sente;


-intrapessoal: mundo interior próprio; comunicação consigo mesmo;


-intrapessoal: comunicação e contato com outras pessoas.


Comunicação


Um dos requisitos básicos que o profissional tem que possuir é a habilidade de se comunicar bem, com bastante clareza e objetividade. Ele deve lidar com as informações que o fazem afogar e transmiti-las em forma de conhecimentos. Além disso, a utilização constante da empatia, compreendendo e sentindo as emoções de outras pessoas, é um fator positivo a favor para um desempenho profissional de destaque. Um ser social, que é o homem, precisa se comunicar. O exercício da cidadania só é possível se a fonte das mensagens se fizer entender pelos receptores.


Portanto, essencialmente, os cinco requisitos fundamentais que acabamos de citar (em edições anteriores) são absolutamente inquestionáveis na formação de um profissional atuante e competitivo: a rapidez, a visão. O poder de execução, a multiespecialização e a comunicação.


Extraído do livro: Yamamoto, Kazuhito. Pais de Ouro Filhos Campeões. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário